HC recebe modernização para pacientes renais crônicos – 02/07/2024 – Equilíbrio e Saúde - Rádio Graça e Paz HC recebe modernização para pacientes renais crônicos – 02/07/2024 – Equilíbrio e Saúde - Rádio Graça e Paz

Ícone do Instagram FIQUE POR DENTRO

HC recebe modernização para pacientes renais crônicos – 02/07/2024 – Equilíbrio e Saúde

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) agora conta, no seu Instituto Central, com 30 salas cirúrgicas e corredores de acesso.

A modernização integra acordos firmados entre o Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e a Umane —associação sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública—, para transferir 375 pacientes renais crônicos para o espaço.

Esses pacientes integravam o Projeto de Transplantes Renais Pediátrico e Adulto, que funcionava no Hospital Samaritano e o Proadi (programa de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS), encerrado no local em 2017, após a venda do hospital pela Umane. Desde então, a instituição estava mantendo o tratamento dessas crianças e adultos de forma voluntária.

O investimento de R$ 53 milhões da empresa viabilizou a reforma e adequação de infraestrutura necessárias das áreas e renovação do parque tecnológico como a aquisição de máquinas de hemodiálise, equipamentos médico e hospitalares, sistema robótico para cirurgias minimamente invasivas, além de recurso para custeio da continuidade do tratamento dos pacientes.

Além destes recursos, outros R$ 48,7 milhões foram investidos por parte do Ministério da Saúde para manter os pacientes.

Para concretizar a transferência dos pacientes, um estudo técnico foi elaborado com as equipes médicas do Hospital Samaritano e do HCFMUSP.

Foi identificada a necessidade de adequação do espaço físico do Centro Cirúrgico do Instituto Central, UTI pediátrica do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) e dos setores de hemodiálise em ambos institutos, além da renovação do parque tecnológico e do aumento do quadro de profissionais especializados e ampliação de leitos.

“A preocupação em conduzir uma transferência de excelência, priorizando o cuidado humanizado e assistência hospitalar para os pacientes do Programa de Transplantes Renais e suas famílias, promoveu a celebração de uma parceria de sucesso com o HCFMUSP”, diz o diretor presidente da Umane, Marco Mattar.

A primeira etapa do projeto, com a entrega das 15 primeiras salas, foi concluída em agosto de 2022, enquanto a segunda fase foi entregue em dezembro de 2023. Na semana passada, houve um evento que, enfim, concluiu o projeto.

Em setembro, o hospital presenciou a primeira cirurgia eletiva com auxílio de um robô, um marco para o SUS (Sistema Único de Saúde). A equipe liderada por William Nahas, operou um paciente com hiperplasia benigna da próstata, condição que acomete 2/3 da população masculina.

“Fizemos agora a inauguração das 30 salas, com nível de hospital privado. Com esse recurso, compramos um robô para cirurgia robótica, que é um procedimento minimamente invasivo dentro do SUS, ou seja, o recurso se reverteu para a sociedade”, afirma William Nahas, coordenador do centro cirúrgico do Instituto Central do Hospital.

O método faz parte de um projeto de pesquisa que engloba várias especialidades, incluindo ginecologia, gastrocirurgia, cirurgia de cabeça e pescoço, e cirurgia geral. A integração da tecnologia robótica nessas áreas promete elevar o padrão dos procedimentos cirúrgicos, oferecendo maior precisão, eficácia e segurança. A previsão é que cada uma dessas especialidades realize, em média, 30 cirurgias com auxílio do robô, totalizando mais de 160 no período de um ano.

COMPARTILHE

plugins premium WordPress
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!