'Abin paralela' era o golpe em andamento - Rádio Graça e Paz

Ícone do Instagram Info News

‘Abin paralela’ era o golpe em andamento

Enquanto a estrutura pouco visível era corroída, seu governo fechou o espaço cívico, desmontou conselhos para a participação da sociedade civil, atacou ativistas, tentou deslegitimar a imprensa profissional e incentivou a violência contra qualquer ator que significasse um controle externo ao seu governo.

Pelo mundo, a estratégia é exatamente a mesma: chegar ao poder usando as armas da democracia e, uma vez no comando, corromper e usar o estado, desmontar as garantias constitucionais. Para isso, movimentos estão dispostos a moderar o discurso, usar gravata, evitar palavrões e insistir que jogam dentro das quatro linhas. Mas basta olhar a seus programas de governo e seu DNA para entender que isso não passa de mais uma estratégia de chegar ao poder.

Achar que a moderação pode vir de uma mudança de discursos é ignorar o que de fato esse movimento político pretende realizar uma vez no comando. A “Abin paralela” é uma demonstração clara dos riscos de se normalizar um regime incapaz de atuar pela defesa da democracia e por seus princípios.

Se a ruptura institucional foi evitada no início de 2023, a realidade é que um golpe de estado em câmara lenta vinha ocorrendo ao longo dos anos de Bolsonaro no poder.

E não existe nada que possa indicar que, uma vez de volta no comando, essa operação não seja retomada. Talvez, de forma irreversível.

O golpe contra a democracia era uma realidade e estava em andamento.




plugins premium WordPress
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!