Ícone do Instagram FIQUE POR DENTRO

Como a extrema direita engoliu o centro no Brasil

Nadando contra os consensos. Milei, por exemplo, se notabiliza por contestar os números de mortes da ditadura argentina, e por se contrapor aos avanços das leis que favoreceram as mulheres em seu país. O chileno Kast também se fez conhecido por criticar direitos de minorias, como dos grupos LGBTQIA+, que ele já disse fazerem parte de “uma ditadura gay”.

Negacionismo une a direita radical. Há algo em comum entre o ex-presidente brasileiro, Milei e Kast: os três negam as mudanças climáticas — “são mentiras socialistas”, diz Milei — vistas como empecilho para o desenvolvimento econômico e a liberdade individual de empresários.

PL do Aborto como bandeira. O bolsonarismo é visto como um ramo dessa direita radical, pela defesa de projetos que pleiteiam alterar leis, como o PL do Aborto, que tira direitos conquistados pelas mulheres em 1940.

Intervenção militar legal. A defesa de liberdades que vão contra o próprio estado democrático de direito é outro exemplo. A interpretação de que o artigo 142 da Constituição abria brecha para a intervenção militar foi uma das bandeiras do bolsonarismo para recusar os resultados das urnas em 2022.

Tratada como um grupo marginal da política até o início da década passada, a extrema direita se tornou uma das maiores forças políticas do Brasil. Para analistas ouvidos pelo UOL, esse grupo conseguiu normalizar posições que antes eram consideradas radicais e, com isso, puxou para a direita o eixo de todo o debate público no país.

O radicalismo está presente também na oratória de seus integrantes. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, o bate-boca faz cada vez mais parte da atividade parlamentar, como os que ocorreram recentemente entre parlamentares bolsonaristas e da esquerda em comissões de Educação, de Segurança Pública e de Direitos Humanos.



Envie sua mensagem: (21) 96965-4710

COMPARTILHE

plugins premium WordPress
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!