Ícone do Instagram FIQUE POR DENTRO

Dos irmãos Brazão ao clã Bolsonaro, a política carioca é imobiliária

O ex-presidente e sua família são suspeitos por desvio de salários de servidores públicos de seus gabinetes para o próprio bolso, prática conhecida como “rachadinha”. O Ministério Público do Rio já apontou participação de ex-cunhados e de uma das ex-esposas de Jair no esquema de desvios de salários do seu gabinete e no de seus filhos.

O uso de grandes quantias de dinheiro vivo na compra de imóveis é uma forma usada para lavar recursos de procedência ilegal. Normalmente, a prática é adotada por traficantes, milicianos, golpistas e organizações criminosas a fim de evitar que órgãos do governo, como o Coaf, identifiquem operações estranhas e as investiguem.

Tanto a investigação de Juliana Dal Piva e Thiago Herdy, sobre o patrimônio dos Bolsonaro, quanto a de Graciliano Rocha e Pedro Canário, a respeito das propriedades dos Brazão, nos dá um vislumbre de como funcionam as lavanderias envolvendo o poder público. Isso não é monopólio do Rio de Janeiro, mas floresce muito bem em um locais em que a especulação imobiliária dita a vida e a morte, em que os escassos terrenos urbanos valem ouro e no qual a natureza da criminalidade passa pelo controle de terras e de territórios.

À reportagem, o advogado de Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, afirmou que a evolução patrimonial de seu clientes não está relacionada às acusações contra ele no Supremo Tribunal Federal.

Mas, é bem pelo contrário: uma origem ilícita desse patrimônio pode ter relação direta com o assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes em março de 2018, caso a Policia Federal confirme que ela ou alguém do seu grupo político eram vistos como dor de cabeça para expansão dos negócios da família.

Investigações como essas prestam um importante serviço à sociedade ao revelar o patrimônio de clãs políticos que podem ter crescido de forma ilegal. Seria salutar, principalmente em anos eleitorais, que houvesse um esforço conjunto da sociedade para trazer à tona outras imobiliárias que pertencem a políticos e suas famílias. Como diz o Evangelho de João, capítulo 8, versículo 32: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.



Envie sua mensagem: (21) 96965-4710

COMPARTILHE

plugins premium WordPress
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!