Ícone do Instagram FIQUE POR DENTRO

entenda o conflito entre judeus e árabes

A 1ª Guerra Mundial (1914-1918) redesenhou o mapa do Oriente Médio. Além de selar o fim dos grandes impérios, ela redesenhou o mapa do Oriente Médio, que antes era dominado pelos turcos. Os ingleses receberam um mandato da Liga das Nações para ocupar por 30 anos os atuais Iraque, Jordânia e Palestina. A França ficou com o que hoje são a Síria e o Líbano.

Grã-Bretanha prometeu a mesma coisa aos dois lados. Para conquistar o apoio dos árabes contra os turcos na 1ª Guerra, assim como o respaldo dos judeus nos impérios Russo e Austro-Húngaro e também nos EUA, a Grã-Bretanha prometeu aos árabes um grande Estado independente, o que suporia a inclusão da Palestina, e aos judeus, um “lar nacional” na Palestina.

As duas comunidades passaram a disputar espaço na Palestina sob mandato britânico. Os sionistas traziam jovens pioneiros da Europa Oriental para cultivar terras compradas dos árabes por milionários judeus. E os nacionalistas árabes lançavam ataques armados contra as novas comunidades judaicas. Os britânicos ficavam no meio do caminho, ora limitando a imigração judaica, ora restringindo os ataques dos militantes árabes.

Massacre na Europa

Tudo mudou com a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Mais de seis milhões de judeus foram massacrados pelos nazifascistas na Europa, ao lado de milhões de russos, poloneses, homossexuais e dissidentes políticos. No final da guerra, com a Europa arrasada, o sionismo se tornou rapidamente majoritário entre os judeus sobreviventes.

Apoio internacional. Com a retirada das tropas britânicas da Palestina marcada para 1947, os sionistas —que contavam com a simpatia da opinião pública mundial, devido ao massacre dos judeus na guerra — conseguiram costurar o apoio dos dois grandes vencedores do conflito, União Soviética e EUA, à divisão do território.



Envie sua mensagem: (21) 96965-4710

COMPARTILHE

plugins premium WordPress
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!