Ícone do Instagram FIQUE POR DENTRO

Ex-ministro Ciro Nogueira diz que queria demitir Cid do governo – 03/07/2024

Uma das coisas que mais nos prejudicava era esse Cid. Sempre tive vontade de tirar o Cid do governo. Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro

À época um dos homens mais poderosos do Palácio do Planalto, Ciro verbalizou uma insatisfação comum entre os ministros da ala política: o ajudante de ordens Mauro Cid se intrometia demais em assuntos do governo.

Ele estaria atrapalhando a gestão.

A entrevista faz parte do segundo episódio de “Cid: A Sombra de Bolsonaro”, um podcast original do UOL Prime.

O capítulo destrincha a atuação de Mauro Cid durante seu período no Palácio do Planalto e sua participação em situações que comprometeram Jair Bolsonaro, como a transmissão de notícias falsas em suas lives semanais.

Os pontos principais do episódio

  • A Polícia Federal descobriu que Mauro Cid foi o responsável por criar um documento com informações falsas relacionando a vacina da covid-19 com o desenvolvimento do vírus HIV, o que gerou a abertura de uma investigação contra ele e o ex-presidente.
  • Cid criou uma galeria com os nomes de todos os ajudantes de ordens no Palácio do Planalto. Ele queria marcar seu nome na história, mas a foto de Jair Bolsonaro ainda não foi colocada na galeria.
  • Políticos afirmam que acionavam Cid quando precisavam enviar demandas a Bolsonaro e dizem que o ajudante de ordens era eficiente ao intermediá-las.
  • “Eu acho que deve ser um consenso da classe política que ele sempre foi uma pessoa muito prestativa”, afirmou o deputado FIlipe Barros (PL-PR), aliado de Bolsonaro.
  • Integrantes do serviço de ajudância de ordens da época afirmam que Bolsonaro usava Cid para se blindar quando queria evitar receber ministros, e a culpa caia no colo do tenente-coronel.
  • Mensagens obtidas no seu WhatsApp mostram que ele pediu esclarecimentos ao então ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre a nomeação de uma pessoa com perfil de esquerda para um conselho vinculado ao MEC.
  • A primeira-dama Michelle Bolsonaro não gostava da atuação de Mauro Cid, principalmente depois que ele tentou interferir no uso de um cartão de crédito dela.
  • Cid considerava que fazia parte das suas obrigações resolver todos os assuntos pessoais do presidente, como pagamento de contas e manuseio de sua conta bancária.



Envie sua mensagem: (21) 96965-4710

COMPARTILHE

plugins premium WordPress
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!