Ícone do Instagram FIQUE POR DENTRO

O dia 9 de julho é feriado ou ponto facultativo no estado de São Paulo?

A Revolução Constitucionalista de 1932, que é celebrada na próxima terça-feira (9), é feriado apenas no estado de São Paulo.

Neste ano, a véspera da data cairá na segunda-feira (8), e por isso, o dia será considerado ponto facultativo. Na capital paulista, por exemplo, o expediente ficará suspenso para os servidores municipais e o rodízio municipal não estará em vigor.

A revolução de 32 foi uma revolta armada do estado contra o governo de Getúlio Vargas, que teve início com o golpe de estado de 1930 e foi responsável por, dentre outras coisas, fechar o Congresso Nacional e depor governadores dos estados e o presidente à época Washington Luís.

Leia também: Rodrigo Pacheco se reúne com governadores nesta terça (2) para debater dívidas dos estados

E é devido à participação das tropas paulistas, que lideraram o movimento, que o dia se tornou feriado em 1997, enquanto nos outros estados não.

A data foi oficializada pelo Projeto de Lei n.º 710/1995, do deputado estadual Guilherme Gianetti. Aprovado pela Assembleia Legislativa, o PL deu origem à Lei Estadual n.º 9.497, sancionada pelo governador Mário Covas.

O feriado, no entanto, não requer manutenção por meio da legislação específica, como a assinatura de um decreto renovando-o ano após ano, por se tratar de uma lei estadual.

Veja em qual dia da semana cairão os próximos feriados de 9 de julho:

9 de julho de 2025 – quarta;

9 de julho de 2026 – quinta;

9 de julho de 2027 – sexta.

Leia também: Biden critica decisão da Suprema Corte que concede imunidade a Trump: “Precedente perigoso”

Envie sua mensagem: (21) 96965-4710

COMPARTILHE

plugins premium WordPress
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!