Pode acontecer por diferentes motivos. Entre as principais causas, estão: calor, medo, dor, agitação, mal-estar, vômitos, diarreia etc., segundo a professora Denise Saretta Schwartz, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da USP.
[O animal] pode sofrer antes da evolução para o choque e na dependência da causa. Quando perde a consciência, ele fica como ‘anestesiado’ e, se nada for feito a tempo, há parada cardiorrespiratória, evoluindo para óbito. Denise Saretta Schwartz
Requer medidas imediatas. “O choque (de qualquer origem) é uma situação grave que requer medidas imediatas de tratamento. Se identificado imediatamente e tratado de forma adequada, há possibilidade de ser revertido, na dependência da causa. Quando há doença cardíaca pré-existente e doenças sistêmicas, é mais difícil a reversão. A evolução para óbito é comum, infelizmente”, completa a profissional.
O que aconteceu
Joca ficou oito horas em uma caixa solta no porão de bagagens da Gol. Ele embarcou em Guarulhos (SP) e deveria chegar em Sinop (MT) em um trajeto de 2h30, mas foi enviado para Fortaleza (CE). Após constatar o erro, a companhia aérea embarcou Joca de volta para Guarulhos, mas ele chegou morto.
Em Fortaleza, Joca foi filmado, vivo, dentro da caixa de transporte, em um local com exposição ao sol. Nas imagens, um homem interage com o animal. Há uma garrafa de água do lado de fora da caixa de transporte.