Ícone do Instagram FIQUE POR DENTRO

Podcast: como IA generativa usa nossos dados – Folha – 04/07/2024 – Podcasts

O debate sobre limites da inteligência artificial e sobre a regulação dessa tecnologia voltou à tona nesta semana no Brasil com a decisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) de barrar o uso, pela Meta, dos dados de usuários para treinar modelos de IA generativa.

A empresa alterou as políticas de plataformas como Facebook e Instagram para esse uso em maio —sem divulgar em informe público no Brasil. A ANPD apontou risco “de dano grave e irreparável” aos direitos dos afetados, enquanto a Meta afirmou cumprir as leis de privacidade e regulações do país.

A medida se soma a outras discussões em vigor no Brasil: em março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traçou normas para o uso de IA no pleito municipal deste ano, e no Senado uma regulamentação mais ampla está em tramitação —o governo Lula também tem grupos de trabalho dedicados a estudar o tema. Lá fora, a União Europeia aprovou em março o primeiro marco regulatório do mundo para o setor.

O episódio desta quinta (4) do Café da Manhã discute os mecanismos de regulação e controle da inteligência artificial e como essas ferramentas usam nossos dados. O podcast entrevista Dora Kaufman, professora do programa de pós-graduação do Centro de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro. A edição de som é de Raphael Concli.

Envie sua mensagem: (21) 96965-4710

COMPARTILHE

plugins premium WordPress
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!