Ícone do Instagram FIQUE POR DENTRO

• PR integrou comitiva brasileira em centros de tecnologia de Portugal

Representantes do Governo do Paraná encerram nesta sexta-feira (28) a participação numa missão internacional de uma semana do Brasil em Portugal, na Europa, com o objetivo de articular parcerias institucionais para potencializar a atuação dos ambientes promotores de inovação. O intuito é conhecer iniciativas portuguesas já consolidadas no campo do desenvolvimento científico e tecnológico, para inspirar novos projetos e programas estratégicos no Paraná, a partir de modelos de políticas públicas implementadas no país europeu.

continua após publicidade

📰-LEIA MAIS: Hospital no noroeste do PR é ampliado e recebe novos equipamentos

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, integra a comitiva brasileira, acompanhado pelo coordenador do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), José Maurino Oliveira Martins. A delegação reúne mais de 20 pessoas, incluindo representações do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), de universidades e institutos federais, do setor produtivo empresarial e de ecossistemas de inovação.

continua após publicidade

Portugal passou por uma fase de modernização intensa depois da crise global de 2008, que derrubou bolsas de valores nos diferentes continentes e fez com que governos de vários países anunciassem planos de socorro à economia. Esse processo resultou num modelo de desenvolvimento econômico, social e tecnológico, com impacto positivo na industrialização do país.

Aldo Bona destaca a importância do avanço científico para o desenvolvimento socioeconômico. “Os ambientes de inovação de Portugal elegeram vocações e temas centrais, para desenvolver o potencial de cada região, atraindo, formando e fixando talentos, gerando emprego e renda, com impacto no desenvolvimento econômico e social, a partir do sistema de ciência, tecnologia e da capacidade de inovação e da transferência de conhecimento”, afirma.

Ao longo da semana, a comitiva brasileira visitou oito instituições da região central de Portugal, que contribuem para o avanço científico e tecnológico lusitano. Em Coimbra, eles conheceram o Instituto Pedro Nunes e o Biocant Park, único parque de biotecnologia de Portugal; e na cidade de Aveiro, visitaram o Parque de Ciência e Inovação e o Porto Digital Europa.

continua após publicidade

📲Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

O itinerário seguiu pela Universidade da Beira do Interior (UBI), em Covilhã; a Incubadora A Praça, em Fundão; o Parque de Ciência e Tecnologia Tagusvalley, em Abrantes; e a Startup Leiria, um ecossistema que tem transformado o cenário de inovação e empreendedorismo da cidade de Leiria.

O representante do governo paranaense reforça a importância de promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo uma ligação entre o meio científico e tecnológico. “Atualmente, no Paraná, estamos num momento favorável para os ambientes promotores de inovação e organização de parques tecnológicos, consolidando efetivamente o ecossistema estadual em médio e longo prazo”, salienta Aldo.

continua após publicidade

Organizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), essa missão internacional conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

ECOSSISTEMA DO PARANÁ – Vinculado à Seti, o Separtec reúne 188 ambientes promotores de inovação credenciados em 46 municípios paranaenses, em diferentes regiões do Estado. Os espaços são qualificados em 10 categorias: aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços maker; hubs de Inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

Esse credenciamento pelo Estado possibilita o acesso desses ecossistemas a recursos públicos e incentivos fiscais, com amparo na Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está em processo de elaboração. A expectativa é lançar nos próximos meses um novo edital de credenciamento, a fim de ampliar e fortalecer esses ambientes de inovação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News



Envie sua mensagem: (21) 96965-4710

COMPARTILHE

plugins premium WordPress
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!