Traficantes fogem de presídio no RJ; agentes afirmam que câmeras estavam desligadas

Escrito por   em 30/01/2023

Um dos criminosos é considerado um dos mais perigosos do Rio de Janeiro e estava preso desde 2017; Secretaria de Administração Penitenciária apura ocorrido

Chefe do tráfico de drogas do RJ foge de presídio em Bangu com dois comparsas
Foto: Reprodução/Polícia Civil

A Polícia do Rio continua as buscas, nesta segunda-feira (30), por três traficantes que fugiram do Complexo Penitenciário de Gericinó, na capital fluminense, na madrugada de domingo (29). Os agentes de segurança que trabalhavam no momento da fuga alegam que as câmeras de segurança estavam desligadas devido as fortes chuvas.

Um dos criminosos que fugiram é considerado um dos traficantes mais violentos do estado fluminense. Ele estava preso desde 2017 e se teria se aproveitado de uma falha no sistema de monitoramento durante uma forte chuva para escapar.

Jean Carlos Nascimento dos Santos, conhecido como Jean do 18, estava na Penitenciária Lemos de Brito, em Bangu, na zona oeste. O bandido e os comparsas teriam cerrado grades de ferro antes de escaparem e utilizaram uma corda feita com lençóis.

O criminoso era responsável pelo tráfico de drogas no Morro do Dezoito, na zona norte da capital. De acordo com a polícia, ele comandou a invasão ao Fórum de Bangu, em 2013, e mandou matar o próprio advogado, em 2016.

Além de Jean, Lucas Apostólico da Conceição e Marcelo de Almeida Farias Sterque também fugiram. Todos são considerados criminosos de alta periculosidade.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária determinou a transferência para um presídio de segurança máxima de quinze presos da mesma facção dos três criminosos.

De acordo com a SEAP, os sete inspetores de segurança que estavam de plantão na hora da fuga relataram que uma chuva forte causou queda no fornecimento de energia e pode ter sido responsável por uma falha no sistema de monitoramento da prisão. Eles afirmaram que as câmeras estavam desligadas e não registraram o momento da fuga.

Em nota, a secretaria afirmou que “está mobilizando as suas forças para apurar as circunstâncias do episódio”.

A secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel, está na unidade acompanhando a perícia e já colocou a Divisão de Recaptura (Recap) da Polícia Penal em busca dos foragidos.

Fonte: Band

Deixe seu comentário:

faixa atual

Título

Artista

pt_BRPortuguese
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!