Trump usa ‘martírio’ como campanha e democracia dos EUA vive definição - Rádio Graça e Paz Trump usa ‘martírio’ como campanha e democracia dos EUA vive definição - Rádio Graça e Paz

Ícone do Instagram FIQUE POR DENTRO

Trump usa ‘martírio’ como campanha e democracia dos EUA vive definição

Imediatamente após o disparo, sua imagem com um rosto ensanguentado, o punho para cima e bandeira americana como pano de fundo foi usada. Um de seus filhos foi às redes sociais para divulgar não apenas o que promete ser um retrato ícone para os republicanos. Mas também uma mensagem clara: “esse é o lutador que os EUA precisam”.

Isso tudo depois de semanas de um debate sobre a fragilidade de Joe Biden e sua suposta falta de energia para conduzir uma superpotência em decadência.

Os apoiadores de Trump imediatamente usaram o sangue como sinal de martírio pela nação, reforçando a ideia central de sua campanha: sua energia e força, traços centrais de sua identidade política diante de uma base de eleitores formada por camadas repletas de angústia e incerteza.

A campanha do republicano também não demorou para veicular a mensagem de que o disparo era resultado das mensagens de ódio dos democratas contra Trump. Uma das falas mais repetidas do campo de Biden é de que o ex-presidente republicano precisa ser “parado”.

O atual presidente fez sua parte. Telefonou para Trump e condenou o ataque. Mas os democratas ficaram órfãos de uma das principais alegações que usavam: a violência política que o trumpismo representa.

Os próximos meses devem ser marcados como os mais tensos da história recente da democracia americana. Entre diplomatas nos EUA, não se exclui que as cenas e a violência política amplie qualquer disposição a retomar cenas como a do assalto ao Capitólio ou incidentes e atentados em outros locais do país.



COMPARTILHE

plugins premium WordPress
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!
Iniciar Conversa
Oi, posso ajudar?
Olá! Obrigado por ouvir a Rádio Graça e Paz, qualquer coisa é só chamar!