As votações do Prêmio Congresso em Foco 2024 já estão abertas e seguem até o dia 31 de julho. Para que você entenda melhor o que é e como funciona a premiação mais importante da política brasileira, preparamos um texto com as perguntas e respostas mais frequentes. Leia com atenção e não se esqueça de votar naqueles parlamentares que, na sua opinião, melhor representam a população.
Acesse a página de votação
O que é o prêmio?
O Prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco, apoiada por diversas organizações privadas (veja quais são mais abaixo), que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular os cidadãos a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como de participar plenamente da vida política.
Em sua 17ª edição, a premiação consiste na entrega de troféus e de certificados aos parlamentares homenageados, como também a divulgação dos seus nomes por meio do site, das mídias sociais e de outros meios à disposição do Congresso em Foco, sendo vedada a premiação em dinheiro ou por qualquer outra forma.
O Congresso em Foco divulgará pelo menos quatro boletins parciais, com os resultados da votação pela internet, até o dia 17 de julho de 2024. Após essa data, a colocação dos parlamentares a serem premiados será mantida em sigilo. A classificação só será revelada no evento de premiação, que será realizado em 29 de agosto, presencialmente e com transmissão online pelo Congresso em Foco.
Quem escolhe?
Os melhores congressistas do ano serão escolhidos ao longo do mês de julho de três formas: por um júri especializado, por um grupo de 25 jornalistas convidados e por votação popular na internet.
Publicidade
O júri especializado é formado por cinco representantes da sociedade civil e um integrante do Congresso em Foco. Além de escolher os dez melhores da Câmara e os cinco melhores do Senado, o grupo também é responsável por eleger os cinco vencedores nas categorias especiais.
Um grupo de 25 jornalistas convidados pela organização do Prêmio Congresso em Foco também escolhe os melhores parlamentares do ano. Caberá a eles distinguir os premiados nas categorias “Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas” e “Senadores mais bem avaliados pelos jornalistas”.
Foram escolhidos profissionais de diferentes ideologias e visões de mundo, com o objetivo de garantir maior pluralidade de pensamento e propiciar maior diversidade nas escolhas. Serão premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados por eles.
Por fim, também há votação popular na internet. São premiados os 15 senadores e 25 deputados mais votados pelo público nas categorias gerais: Melhores na Câmara e Melhores no Senado. Assim como no ano passado, também serão agraciados os cinco deputados e os cinco senadores mais bem avaliados, por região geográfica.
Quem disputa?
Disputam o prêmio todos os parlamentares, exceto aqueles que:
- não exerceram o mandato neste ano por no mínimo 60 dias;
- respondem a processos de improbidade administrativa ou a acusações criminais perante o Judiciário;
- tenham feito, por meio de atos ou declarações, apologia à tortura, à violência ou outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.
Também foram excluídos aqueles que, convidados a participar do evento de premiação em anos anteriores, deixaram de comparecer à cerimônia duas vezes ou mais.
Os nomes foram definidos após pesquisa do Congresso em Foco nas páginas de tribunais de todo o país. A exclusão do prêmio não implica qualquer pré-julgamento em relação às acusações contra os congressistas.
Os parlamentares também concorrem seguintes categorias especiais:
Os deputados e senadores que concorrem nas categorias especiais são escolhidos a partir da afinidade do congressista com o tema específico. Segundo o regulamento, a organização das listas para esses grupos considera:
“a) a efetiva atuação dos(as) parlamentares na área que seja objeto de premiação;
- b) sua participação em debates, na apresentação de proposições legislativas, em relatorias e em outras atividades com impacto positivo no aprimoramento da legislação da área e no desenvolvimento e implementação de políticas públicas no setor;
- c) histórico de votações no Congresso Nacional.”
Leia aqui quais são os parlamentares aptos a disputar em cada categoria.
Veja o regulamento do prêmio
Como votar?
Para votar, você precisará entrar na página de votação e se cadastrar e depois confirmar o seu e-mail.
Caso o e-mail automático de confirmação não apareça em sua caixa de entrada, verifique as caixas de spam ou de promoções. Quando a mensagem de confirmação chegar, clique no botão “Completar Cadastro” e insira o código numérico de 6 dígitos enviados no e-mail.
Você pode escolher até 5 senadores e até 10 deputados.
Lembre de checar se você marcou os nomes que pretendia antes de clicar no botão “Confirmar Votos”.
Se tiver algum problema de conexão ou fechar o navegador por engano, você pode retomar a votação usando os dados de acesso enviados no e-mail de confirmação.
Além de passar por auditoria interna, esta votação é acompanhada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal. Os organizadores do Prêmio poderão a qualquer tempo descartar votos irregulares.
A organização do prêmio sugere que, ao votar, o participante leve em conta:
- a trajetória de vida e a reputação do parlamentar;
- sua atuação legislativa, no que diz respeito à apresentação de projetos, à discussão de propostas, à participação em debates em plenário e nas comissões e ao papel exercido nas articulações políticas com vistas à tomada de decisões;
- seu compromisso com o Estado Democrático de Direito.
Consulte a atuação de cada parlamentar no Radar do Congresso
Veja o tutorial da votação:
Por que premiar políticos?
O objetivo de premiar os parlamentares é valorizar os bons exemplos e incentivá-los a cumprir seu papel. Ao mesmo tempo, o reconhecimento também sinaliza ao eleitorado que melhorar a qualidade da representação política é possível.
Além disso, segundo o regulamento, as outras finalidades do prêmio são:
- Estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos;
- Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes de exercer plenamente a cidadania;
- Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar e devem incluir o acompanhamento ativo e permanente da atuação dos representantes eleitos;
- Ressaltar a importância do Poder Legislativo em uma democracia.
Quem será premiado?
Votação pela internet:
- Os 15 senadores e os 25 deputados mais votados, nas categorias gerais;
- Os 5 parlamentares mais votados em cada cada região geográfica do país.
Votação do júri:
- Os 5 senadores e os 10 deputados mais votados, nas categorias gerais;
- Os 5 parlamentares mais votados, nas categorias especiais: Apoio à Indústria, Cidades Inteligentes e Clima e Sustentabilidade.
Votação dos jornalistas:
- Os 5 parlamentares mais votados na categoria “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”;
- Os 5 parlamentares mais votados na categoria “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”;
Serão entregues:
Certificados:
- Todos os premiados, cabendo um certificado para cada categoria em que a (ou o) parlamentar foi agraciada(o).
Troféus:
- Os três mais votados pela internet nas categorias gerais “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”.
- Parlamentares classificados na primeira colocação nas demais categorias.
A votação é segura?
Sim. Além de passar por auditoria interna, esta votação é acompanhada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal. Os organizadores do prêmio também podem a qualquer tempo descartar votos irregulares.
Quando é a cerimônia de premiação?
O evento de premiação será realizado no dia 29 de agosto, presencialmente em Brasília e terá transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco.
Até quando vai a votação?
A votação popular foi aberta na segunda-feira (1º) e segue até 31 de julho.
Quem apoia?
Na edição deste ano, apoiam a premiação: